Vice-presidente da Comissão Europeia visita o Brasil ao final de mais uma rodada de negociações UE-Mercosul

0

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, responsável por emprego, crescimento, investimento e competitividade, realizou nesta sexta-feira (10/11) visita oficial ao Brasil no contexto da fase crucial das negociações entre a União Europeia e o Mercosul e para marcar o aniversário de 10 anos de Parceria Estratégica entre a UE e o Brasil.

Nossas economias são complementares e esperamos que este acordo crie novas oportunidades de mercado para nossas empresas, mais empregos de ambos os lados e oferecerá melhores opções e preços mais baixos para nossas pessoas“, diz o vice – presidente Katainen.

A visita confirma a relevância que a UE atribui às relações com o Brasil e o Mercosul. A UE está fortemente empenhada em concluir até o final deste ano as negociações comerciais com o Mercosul. A conclusão das negociações com a assinatura de um acordo de livre comércio é considerada de grande importância geoestratégica para ambos os lados. O acordo está em negociação desde 1999 e ganhou novo impulso recentemente. As economias da UE e do Mercosul já estão fortemente integradas: a UE é o maior parceiro comercial do Mercosul e o maior investidor estrangeiro; O investimento do Mercosul na Europa também é considerável. Mais informações sobre as relações comerciais UE-Mercosul.

O programa do Vice-presidente Katainen em Brasília inclui uma visita de cortesia ao Presidente Michel Temer e encontro com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e almoço de trabalho com os Ministros das Relações Exteriores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A programação da visita será encerrada com um encontro do Vice-presidente Jyrki Katainen com os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia em Brasilia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.