Setembro Amarelo

Profissional do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna explica como ajudar alguém que pensa em suicídio

0 58

Setembro é o mês oficial da prevenção ao suicídio, com a campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2015. O psicólogo Leonardo Martins, do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna, explica que a melhor maneira de buscar ajuda é falar com alguém de confiança, conversando sobre o sofrimento com alguém próximo. O segundo passo é procurar ajuda profissional.

Familiares e amigos devem levar à sério qualquer pedido de ajuda. E, também, precisam ficar atentos a qualquer mudança de comportamento, como isolamento e alteração de humor. Caso a pessoa fale expressamente da vontade de morrer, não é recomendável que ela fique sozinha. A melhor atitude é a de não julgar, não confrontar. Estar disponível e aberto para ouvir empaticamente é essencial.

E, já que a clínica Ravenna tem como foco o tratamento da obesidade, um dos tópicos que não poderiam ficar faltando é a questão da aceitação do corpo. “Quando você não aceita seu corpo, tenta fugir dele. As pessoas te convidam para ir ao clube ou à praia, por exemplo, e você recusa, porque não está bem consigo mesmo. Aí, quando as pessoas param de te chamar, você se sente sozinho. Tudo vira um sofrimento”, comenta Leonardo. E, então, o suicídio pode aparecer como uma forma de se proteger de uma dor que não foi evitada de nenhuma maneira.

Serviço:
Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio
Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna
Local: Complexo Brasil 21
Telefone: (61) 3030-6350

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.