Quarta Dimensão estreia nova temporada com lançamento de vinil

Edição realizada no Espaço Galleria tem shows de Joe Silhueta, Judas, Saci Weré e Reuther

0

O festival Quarta Dimensão dá início à sua terceira temporada no dia 13 de junho, às 21h, com shows das bandas Joe Silhueta, Judas, Saci Weré e Rheuter (GO). Esta será a primeira de quatro edições, uma por mês, todas realizadas no Espaço Galleria (Conic – Setor de Diversões Sul). Em sua 40ª noite, o Quarta Dimensão aproveita para lançar sua coletânea em vinil e formato digital, em homenagem às bandas e artistas que participaram do festival desde seu início, em 2016. Além dos shows, o evento tem também discotecagem com os DJs Gaivota e Mond e projeções do VJ Pena HX. Os ingressos custam a partir de R$ 10 e seguem a proposta Quanto Vale o Show, no qual o público escolhe o quanto vai pagar. A nova temporada do festival é realizada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Grande novidade do retorno do festival, a coletânea em vinil, que terá distribuição dirigida, tem 13 faixas e produção musical de Iuri Rio Branco. Na setlist do disco estão Almirante Shiva, Muntchako, Komodo, Alberto Salgado, Esdras Nogueira, Consuelo, Viela 17,  Pedro Martins, Rios Voadores, Trampa, Aiure, Joe Silhueta e Judas. Já a coletânea digital será lançada nas plataformas de música Spotify e Deezer, com 24 composições.

Criadora do evento, a produtora cultural Jeny Choe sente que o festival se tornou um irradiador musical e contribuiu para que muitos artistas tivessem um palco fundamental em Brasília e também em outros estados. “Conseguimos formar uma rede com mais cinco festivais brasileiros e estamos fazendo um grande intercâmbio com a nova produção musical do País. O vinil, que tem uma altíssima qualidade musical, com a produção do Iuri Rio Branco, é uma concretização dessa perspectiva”, comemora.

O projeto é uma vitória para a cultura do DF e me sinto muito feliz em fazer parte. Do lado de artistas que também sou fã, foi mais do que prazeroso produzir esta compilação que transita pelos quatro cantos da música de Brasília“, vibra o produtor da coletânea, Iuri Rio Branco. O músico é também baterista e em 2017 ganhou o prêmio de disco do ano pela produção de “Eletrocardiograma”, da cantora Flora Matos, pelo Women’s Music Event Awards, premiação realizada pelo canal Vevo (Youtube).

Desde seu início, em 2016, no palco do Teatro Dulcina, o Quarta Dimensão foi o precursor da ocupação cultural urbana que tem acontecido em Brasília. Desde então, vários eventos e produtores têm ocupado pontos como o Setor Comercial Sul e o Setor de Diversões, locais históricos da capital, que estavam caindo em desuso na cultura local.

Nos últimos dois anos, mais de 100 atrações fizeram parte da programação do festival, o que serviu de estímulo para que mais artistas se motivassem a mostrar seu trabalho e produzir mais. É o que acredita Gaivota Naves, cantora, compositora e DJ que integra as bandas Rios Voadores e Joe Silhueta. “O Quarta Dimensão tem uma proposta diferente de trazer música autoral no meio da semana e é muito importante, principalmente nesse contexto de Lei do Silêncio que a gente vive aqui. É um respiro para cena cultural de Brasília“, avalia.

Para os shows do dia 13 de junho, uma das atrações é a banda Joe Silhueta, alcunha musical do compositor Guilherme Cobelo, com sonoridade que remete ao tropicalismo com fusão de ritmos, tradições musicais brasileiras e elementos da cultura pop internacional. Além de Guilherme Cobelo (voz e violão), a banda é formada por Márlon Tugudual (bateria), Carlos Beleza (guitarra), Marcelo Moura (baixo), Lucas Muniz (sanfona e clarineta), Tarso Jones (teclado) e Gaivota Naves (vocal).

A banda Judas, formada em 2009, define seu estilo como “hard-roça”.  Em sua composição estão os músicos Adalberto Rabelo (voz, violão), Carlos Beleza  (guitarras e voz), Bruno Prieto (baixo e voz), Hélio Miranda (bateria, teclados e voz) e Pedro Vaz (percussão e viola caipira). Também no palco do próximo Quarta Dimensão, o Saci Weré dialoga com música negra, ritmos caribenhos e elementos da cultura latina. O coletivo musical é formado por Christofer Barea (voz), Abacate (violão), Gui Campos (guitarra), Danilson Oliveira (baixo), Helio Devadatta (percussão), Aline Marcimiano (backing vocal), Amanda Machado (backing vocal), David Ramos (sax barítono), Pedro Gabriel e Fernando Mazoni (bateria).

Atração de Goiânia (GO), a Rheuter tem som intimista, com pegada de blues e psicodelia é conhecida por apresentações em becos culturais e de festivais goianos, como o Juriti, no qual foi a vencedora com a música “Nó Cego”. Fazem parte do trio os músicos Rheuter Santos (voz e guitarra), Afrika Billy (baixo e backing vocals) e Weiler Jahmaika (bateria).

SERVIÇO
Quarta Dimensão
13 de junho, a partir das 21h
No Espaço Galleria (Conic, Setor de Diversões Sul Ed. Acrópole – subsolo)
Entrada a partir de R$ 10 (cada um escolhe o quanto paga)
Classificação indicativa: 18 anos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.