Projeto BSBauhaus comemora 100 anos da Bauhaus com exposição, exibição de filme e experiência 3D

0 56

BSBauhaus traz exposição, exibição de filme e experiência imersiva sobre escola alemã que lançou as bases da arquitetura que marcou o século 20 e, ainda hoje, ecoa pelo mundo

A Bauhaus, escola de artes alemã que influenciou profundamente a estética e os modos de fazer do século 20, completou cem anos de sua criação em 2019. Mas as ideias minimalistas e modernas reverberam até hoje. Não por acaso, o Goethe-Zentrum Brasília e Embaixada da Alemanha no Brasil, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizam o projeto “BSBauhaus”, de 2 a 31 de julho, no Sesc 504 Sul, com entrada franca.

Neste período, o público poderá conferir a exposição “Bauhaus 1919-1933. Universos de ideias, concepções de espaço, visões de objetos”, que tem curadoria de Jolanthe Kugler, do Vitra Design Museum, em Weil am Rhein (Alemanha), e traz uma seleção de fotografias, documentos, catálogos de venda, obras de arte, textos e filmes que formam um panorama sobre o complexo mundo de ideias da Bauhaus. Entre os destaques, a foto da Universidade Bauhaus em Weimar, da “Casa de diretor”, de Mies van der Rohe, datada do ano de 1931 ou 1932 e que pertencia a Walter Peterhans. Como podemos morar de maneira saudável e econômica? A série de filmes didáticos dividida em quatro atos responde à pergunta.

Ainda como parte da programação, no dia 19 de julho, às 19h, será exibido o documentário “A Construção do Futuro – 100 anos da Bauhaus”. Partindo da Bauhaus como utopia social, Niels Bobrinker e Thomas Tielsch investigam a evolução dessa importante escola de arte e arquitetura e sua capacidade de seguir inspirando até os dias de hoje. O filme é muito mais que uma história da construção; ele consegue desenhar uma história da cultura do pensamento moderno sobre o espaço, que é tão envolvente quanto esclarecedora.

Experiência transporta público para o universo da Bauhaus
Paralelamente, ocorrerá a experiência imersiva Virtual Bauhaus, que utiliza a realidade virtual como suporte. Os visitantes serão transportados para dentro do prédio em Dessau, na forma em que ele existia nos anos 1920, a partir do projeto do primeiro diretor da escola, Walter Gropius. Por meio desse ambiente em 3D, será possível explorar as ideias centrais da escola através de encontros com sua arquitetura interior.

O público também poderá estudar materiais no curso preliminar da instituição, visitar os dormitórios onde os estudantes viviam e trabalhavam, envolver-se com uma performance experimental na oficina de teatro e subir pela escadaria icônica do prédio, elemento arquitetônico notável que abrigava sessões de fotos, cursos de desenho e as famigeradas festas.

A exposição – que também está passando por países como Estados Unidos, Argentina, Colômbia, China e Japão – não pretende apenas proporcionar aos visitantes de todo o mundo a oportunidade de vivenciar a Bauhaus em primeira mão, mas também comunicar a relevância duradoura de um dos legados culturais mais importantes da Alemanha através de uma mídia contemporânea. É acessível a uma ampla audiência, incluindo aqueles que não têm experiência prévia na utilização da tecnologia de realidade virtual.

O projeto Virtual Bauhaus foi criado pelo Goethe-Institut Boston em cooperação com o Cologne Game Lab, TH Köln. Apresentado como parte do Wunderbar Together: The Year of German-American Friendship 2018/19 – uma iniciativa financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, implementada pelo Goethe-Institut e apoiada pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

Serviço:
Bauhaus 1919-1933
Universos de ideias | Concepções de Espaços | Visões de Objetos
Curadora: Jolanthe Kugler
Período de visitação: 2 a 31 de julho de 2019
Horário: Segunda a sexta, de 9h a 21h
Local: Espaço Cultural Ary Barroso do Sesc Estação 504 Sul

A Construção do Futuro – 100 anos da Bauhaus
Documentário, Alemanha, 2018, 90 min
Direção: Niels Bobrinker e Thomas Tielsch
Dia: 19 de julho de 2019, às 19h
Local: Espaço Cultural Ary Barroso do Sesc Estação 504 Sul

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.