Premiação do Festival de Brasília terá transmissão ao vivo pelo Facebook

Ao todo, serão distribuídos mais de 50 prêmios na Cerimônia de Encerramento do Festival de Brasília Premiação tem início às 18h40

0

A 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega ao fim após 10 dias de programação intensa que traçou um assertivo panorama da produção fílmica do país. Foram quase 150 títulos exibidos em dez mostras em cartaz no Cine Brasília, Museu Nacional da República, Auditório da Petrobrás, Memorial dos Povos Indígenas, Teatro da Praça (Taguatinga), Teatro de Sobradinho, IFB São Sebastião, IFB Riacho Fundo e outras localidades do DF graças ao projeto Cinema Voador. E hoje é dia de conhecer os vencedores do cobiçado troféu Candango em 2018.

Serão distribuídos 55 prêmios durante a cerimônia de encerramento, que começa às 18h40, no Cine Brasília, e é aberta ao público, com entrada franca. Para aqueles que quiserem acompanhar a premiação à distância, basta acessar a página do Festival de Brasília no Facebook, por onde a premiação será transmitida ao vivo. Na solenidade, 24 Troféus  Candangos serão entregues para curtas e longas que tiveram destaque em 12 categorias, cada, durante a Mostra Competitiva. Além dos premiação principal, outros 10 prêmios são concedidos a filmes exibidos nesta mostra.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal distribui 13 prêmios para os filmes do DF que tiveram destaque na Mostra Brasília, sendo dois deles, votos de júri popular. Juntos, os prêmios concedidos em dinheiro pela CLDF somam R$ 240.000,00. Outros quatro prêmios reconhecem filmes da Mostra Brasília e oferecem premiações em dinheiro e produção.

Entre as novidades deste ano estão os prêmios Zózimo Bulbul e Caleidoscópio. Concedido em parceria com um júri escolhido pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e do Centro Afrocarioca de Cinema, o Prêmio Zózimo Bulbul destaca filmes em que o protagonismo negro na frente e por trás das câmeras é eixo condutor das obras, e celebra inovações estéticas na abordagem das subjetividades negras. O melhor filme da Mostra Caleidoscópio também ganhará um Troféu Candango, além de um reconhecimento conferido pelo Canal Curta! e outro pela Prime Box Brazil.

Exibido na mostra Hors-Concours, o filme de encerramento do Festival de Brasília será o longa de ficção de Alice Lanari – prata da casa – e Pedro Asbeg, América Armada. A produção faz uma análise das políticas de “guerra às drogas” na América Latina, dando voz a três vítimas diretas da violência no Brasil, Colômbia e México. A sessão acontece às 16h, no Cine Brasília, e tem entrada franca.

Serviço
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 51ª edição
Até 23 de setembro de 2018
Confira a programação completa no site: www.festivaldebrasilia.com.br/programacao-geral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.