PicniK especial celebra o Dia das Crianças e os 40 anos do Parque da Cidade

Projeto referência em Brasília promove Dia das Crianças e aniversário de 40 anos do Parque da Cidade abraçando temas meio ambiente, lixo e resíduos

0

Já virou uma importante tradição candanga: todo feriado de 12 de outubro a população é presenteada com uma grande edição do PicniK, que compartilha com a capital uma extensa programação voltada para animar o Dia das Crianças. Em 2018 não será diferente!

Com o patrocínio oficial da operadora Claro, alguns ingredientes tornam essa proposta ainda mais apetitosa, como a comemoração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek e o grande foco na programação infantil para a questão ambiental e dos resíduos urbanos.

Com 31 edições na bagagem (apenas no DF) em seis anos de existência, o projeto, com consciência de sua função social e da responsabilidade que assume ao mobilizar a audiência de milhares de brasilienses, assume posição ativa junto ao assunto importante e atual que é a correta destinação do lixo gerado pela nossa capital. Com isso, por meio de parcerias com organizações pioneiras e referência no assunto, como os Institutos Cidades Lixo Zero, Ecozinha e a Compostar, construiu uma programação levando a pauta antes de mais nada para quem representa o futuro de nossa cidade, ou seja, nossas crianças.

Durante o evento, as famílias poderão brincar aprendendo a montar uma composteira ou um minhocário, a fazer instrumentos com material reciclado e assistir uma peça de teatro sobre a importância de se preservar o cerrado, dentre uma série de outras atividades. Assim, busca-se associar o tema a ações educativas e divertidas, de maneira a vincular o assunto de forma positivo junto à criançada, aproveitando também para ressignificar alguns conceitos e posturas, como o papel de catador, que no evento é visto como agente ambiental e, sobretudo, o lixo, que será mostrado como uma potencial fonte de riqueza quando destinado corretamente.

Uma ação será radical: dessa vez, a água no PicniK será gratuita para quem jogar seus resíduos nos EcoPontos espalhados pelo evento! E para amarrar e botar os pingos nos i’s do porquê disso tudo, o Espaço Semânticas traz especialistas no assunto para abordarem o tema via painéis participativos.

Apresentando uma recheada programação para os pequenos, que conta com apresentações mambembes (pela Cia Circênicos), brinquedoteca, bolhas de sabão, pula-pula, tiro ao alvo e um ambiente gigantesco de brinquedos infláveis, as mães e pais poderão se divertir na área de jogos de RPG e tabuleiro, com o Joga Brasília Ed. Primavera, e no Espaço Zen, fazendo uma aula de yoga ou meditando com toda família.

Para parte da celebração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade, a festa também se mostra muito diversificada. O grupo de percussão feminina Batalá também sopra as velinhas comemorando 15 anos de existência onde promoverá dentro do evento uma série de apresentações, que contará inclusive com a participação especial da Banda Marcial do Exército Brasileiro – Guarda Presidencial (BGP). A pista de dança ficará aos cuidados do lendário DJ paulista Mau-Mau, que apresenta uma seleção recheada com suas principais influências. A música autoral marca presença também no Brasília Sessions Stage, que além de figuras em ascensão no cenário indie local, como a cantora Moara, traz de fora show dos franceses Why Mud, da paulista Lara Aufranc e dos mineiros Cachalote Fuzz e Sick.

E, claro, todo esse encontro não faria sentido sem o mercadinho de arte, moda, design e ilustrações, que traz um apanhado com os destaques da economia criativa local, montando uma vitrine que cativa pela qualidade e criatividade do que é apresentado. Na praça de alimentação, opções para atender aos mais exigentes dos apetites: são cerca de 80 expositores com opções que variam da paella ao salsichão alemão, além, é claro, de um pavilhão exclusivo vegano, destinado às pessoas com restrições alimentícias como glutén, açúcar, leite etc.

O PicniK é realizado com suporte da Lei de Incentivo à Cultura, fomento da Secretaria de Cultura do GDF e patrocínio da Claro Brasil. A entrada é franca, lembrando que a partir das 16h para acessar o perímetro do evento é necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro literário ou 1 lixo eletrônico (Instituição Beneficiada: Abrace).

PICNIK | PROGRAMAÇÃO 12 de outubro de 2018

ESPAÇO MIRIM* por Mangarandu | powered by CIDADES LIXO ZERO [novidade]
Onde há adulto reunido por uma boa causa, há criança em volta! Despertar a energia do colaborativo, da alegria e da abundância através da criatividade e contato com a natureza juntos nas brincadeiras e oficinas durante todo evento.
14h, 15h30 e 17h: Oficinas de criação com material reciclável
13h até 19h: Espaço de artes, brincadeiras e terrário de minhocas

ESPAÇO CIRCULAR* por Projeto Compostar | powered by CIDADES LIXO ZERO [novidade]
Você sabe o que é e como fazer compostagem? Esse é o lugar de vivenciar a experiência de transformar resíduos orgânicos em adubo, sem impactos negativos ao meio ambiente. Você pode percorrer o caminho da compostagem, conhecer um minhocário (por composteiros) e ainda plantar e levar sua própria mudinha, adubada com o composto orgânico das composteiras montadas no evento.
14h, 16h e 18:30h: Caminho da compostagem e minhocário

ESPAÇO MINI-ARENA*
Cia de TEATRO CIRCÊNICOS levam ao público peças de teatro, circenses e de comédia no espaço mambembe do PicniK.
13h30 Espetáculo do Palhaço Bené
14h40 Cortejo Circênicos
15h Espetáculo Circênicos Varietê
16h Espetáculo do Mr. Bugiganga

ESPAÇO KIDS
Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil estará oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho (e você!) tenha uma experiência incrível! E mais: brinquedos infláveis, pula-pula, tiro ao alvo e muitas bolhas de sabão espalhados pelo evento.

ESPAÇO MARANDUBINHA*
Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas dentro do PicniK, mediação de Adriana Bertolucci. Dessa vez, literatura especial com foco no meio-ambiente.
14h, 15h e 16h: roda de leitura para crianças
14h30, 15h30 e 16h30: roda de conversa sobre formação de leitores em casa

JOGA BRASILIA* Ed. Primavera
Diversão inteligente com jogos de tabuleiros, cartas, miniaturas e RPGs.

ESPAÇO DISTRITO CULTURAL* | powered by CIDADES LIXO ZERO
Promovido pela Globo Brasília, o espaço será a base para o público ter contato com ações e projetos de impacto regional positivo dentro do PicniK, promovendo um olhar particular sobre a cidade e sua comunidade criativa. Para o aniversário do Parque, foco das atividades fica em plantar uma relação saudável entre público infantil e os resíduos!
14h Oficina de Fantoche, por Lixo Papão
15h30 Apresentação Banda Som de Papel
16h10 Oficina de criação de instrumentos musicais com materiais reciclados com a banda Som de Papel
17h10 Contação de Histórias: lixo consciente, plástico e conservação da água
17h40 Teatro Infantil: Preservando o nosso Cerrado, por Tia Kika

MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN
Mais de 100 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas e produtos orgânicos mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga!

GALERIA ART FOUNDRY + MOTIM
Apresentação do trabalho de ilustradores selecionados pelo Motim – Mercado de Produção Independente, evento anual que reúne editores independentes e artistas de todo Brasil e que em 2018 acontecerá em novembro no Guará, contando com a presença de nomes de grande destaque no cenário nacional, shows e lançamentos imperdíveis para quem curte zine, pôster, história em quadrinhos e outras formas de expressão que correm à margem do mercado editorial e artístico tradicional. No PicniK, possibilidade de sentir um gostinho do que está por vir!

PRAÇA de ALIMENTAÇÃO
Chefs renomados e jovens talentos comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense.

ÁREA VEGANA por FALA
Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável. Pavilhão organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal.

GODOBIER – ENCONTRO DAS CERVEJAS ARTESANAIS DE BRASÍLIA por GODOFREDO
Encontro das principais produtores artesanais de Brasília, disponibilizando ao público diversas opções de combinações de sabores regadas ao malte, fermento, lúpulo, água e outros elementos surpresas. Nesta edição esta confirmada a presença das cervejarias Quatro Poderes, Metanoia, Hop Capital Beer, NoMocó, Brother Brew, Stadt, Activista e Bracitorium. 

ESPAÇO ZEN*
Oxigênio para sua existência com atividades voltadas para promover a interação saudável entre pais, mães e filhos!
13h30 Dança e Brincadeiras Populares, por Letícia Coralina
14h30 Oficina de Sling, por Carina Cavalcante (Art Sling)
15h30 Sling Dance para mães e bebês, por Mariana Russo
16h30 Yoga para Crianças, por Mel Baracho
17h30 Meditação Budista, por Cris Rodrigues (CEBB)

ESPAÇO DE CURA
Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas! Receptivo pelo coletivo A Ponte.
Deeksha por Francisco Ulisses da Trindade Júnior
Thetahealing e Quântica Energética por Katharina Araújo
Shiatsu e Tarot Terapêutico por Rose Carmo
Magnified Healing por Andréia Elisa Hanai
Barras de Access e Calatonia por Grace Castro

BATALÁ 15 ANOS* [novidade]
Em comemoração aos 15 anos de existência o Grupo Batalá de percussão faz a festa no PicniK! A programação conta com exposição de figurinos, apresentações do repertório, oficina para criança, discotecagem e a participação especial da Banda Marcial do Exército Brasileiro – Guarda Presidencial (BGP).
16h30 Apresentação Batalá
17h Parabéns do Batalá
17h30 Apresentação Batalá com BGP
18h15 Oficina infantil com animador
19h15 DJ Paula Torelly
20h Apresentação final Batalá – Lançamento do CD “Os Guris”

PISTA DE DANÇA* por CLARO MÚSICA
Na hora de bailar?! Trilha sonora inusitada e divertida comandada pelo residente Ogunda-O (aka The Miguelitos). Para o aniversário do Parque, o lendário DJ paulista MAU MAU apresenta pela primeira vez na cidade um set com suas principais influências, promovendo uma jornada à boa música dançante universal! Time de seletores conta ainda com As Primitivas e seu rock de garagem bem humorado e desconcertante, Forró Red Light, DiRocha e o goiano Angelo Martorell garantindo as brasilidades, Tonny Rocks, Igor Albuquerque e a dupla Nimic.

BSB SESSIONS STAGE* [novidade]
Uma plataforma de descobertas musicais que desenvolve uma série audiovisual para conectar a música e a arquitetura de Brasília. Nesta edição faz a curadoria de bandas que tocarão no PicniK, trazendo atrações do além mar e artistas em ascensão no cenário local para se somar a jovens talentos candangos. Antes, depois e nos intervalos das bandas, controle fica por conta da incrível Gaivota Naves.
14h Paulo Chaves (DF)
15h Moara (DF)
16h Lara Aufranc (SP)
17:30h Why Mud (FR)
18:50h Cachalote Fuzz(MG)
20h Luísa e os Alquimistas (RN)

INCONSCIENTE HÍBRIDO* instalação por Carlos Café
Alfredão, o boneco que habita a W3 sul, comanda a instalação, fruto das experiências e reflexões recentes do artista náufrago. Uma oferenda composta de gente plástica, baldes receptáculo, almofadas e vídeos é ligada por fios narrativos ao universo mítico deste experiente e inovador arquiteto.

ACERVO PICNIK* instalação por Beatriz Chaves [novidade]
Uma ação contínua que aproxima o festival das artes plásticas e promove produções e artistas contemporâneos. O Acervo Picnik seleciona, a cada edição, 5 trabalhos artísticos para integrar o projeto. Os artistas selecionados terão uma ajuda de custo e as suas obras serão impressas em fine art e expostas regularmente nas edições do evento. A ideia é criar um parque artístico itinerante, assim como o festival, dando prioridade a novos talentos brasilienses. As impressões terão o tamanho final de 63x45cm e serão feitas em Canvas à prova d’água. A curadoria do primeiro ciclo já está em andamento, inscrições no: https://goo.gl/forms/DXhkFw0QdG8fkfKU2

CAIXA SENSORIAL* por Ins’t [novidade]
A caixa sensorial é um projeto de pista de dança expandida; uma trans-instalação acidental, uma pluri-coisa infrequente. Pertence ao passado, vem dos anos 90, é analógica e old school. É um experimento visual luminotécnico e de manipulação de materiais para alteração da apreensão de pequenos espaços. A caixa pertence ao “campo ampliado”: um quarto escuro, um banheiro, um porão, a boleia de um caminhão, um ônibus; é uma meta-pista de in(ve)stigação de (ir)realidades que transcendam a experiência do entretenimento e multipliquem o hífen da relação corpo-música.
– Movimentos por House of Hands Up DF
– Manipulação espacial por Nirvana
– Imagem e programação visual por Ana Clara Daher a partir do projeto de arquitetura City Lights

LOUNGE CLARO*
Aqui você poderá recarregar a bateria de seu amigo celular enquanto dá uma relaxada, tirar uma foto style e participar da campanha #1copoamenos, levando para casa um copo estilizado da edição… E pode também retirar um voucher para agendar uma massagem gratuita no evento!

ESPAÇO SEMÂNTICAS* por Ecozinha | powered by CIDADES LIXO ZERO
Discussões e novas ideias a respeito de temas que passam por grandes evoluções na atualidade. A pauta agora é consciência ambiental, vamos nessa?! Durante todo PicniK, dinâmicas sobre conscientização ambiental no espaço.
14h Apresentação Eu não sou lixo não, por Cláudia Andrade
14h30 Painel sobre AGRICULTURA URBANA, mediador Paulo Mello (Ecozinha) e convidados:
– Bruno Pinheiro (Summá)
– Fernanda Neves (AliMmente.See)
– Juarez Alves (Horta Linda)
– Renata Navega (CSA’s – Comunidades que Sustentam a Agricultura)
16h30 Apresentação: Coleta Seletiva é o bicho, por As Palhacitas Sustentáveis (Instituto Arapoti)
17h Painel sobre GESTÃO DE RESÍDUOS, mediador Kadmo Cortês (Instituto Lixo Zero) e convidados:
– Lucas Moya (Projeto Compostar)
– Marcone Pacheco (Acobraz – Associação dos Catadores Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia)
– Paulo Celso dos Reis (SLU)
– Roberto Bretas (Green Ambiental)

ECOPONTO* | powered by CIDADES LIXO ZERO [novidade]
Água de graça no PicniK? Mais uma inovação desta edição é o ECOPONTO, local onde o público poderá aprender um pouquinho sobre o seu descarte no evento. Quem fizer um lanche ou bebeu algo, ao se dirigir a um desses pontos, poderá fazer a separação do seu “lixo” com auxílio dos agentes ambientais… Bônus ao fazer entrega: uma água! Aproveite, estoque limitado.

ESPAÇO ACESSIBILIDADE* por Projeto Cão Guia para Cegos
Teremos logo na entrada principal do evento um receptivo especial para pessoas com dificuldades visuais e auditivas: serão disponibilizados facilitadores e visitas guiadas pelo evento.

REST MY BIKE* por DO BEM
Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção com a Bike Tech. Primeiros a chegar ainda ganham um DO BEM para refrescar sua experiência.

ACONTECE PICNIK* por Nube Hub | powered by CIDADES LIXO ZERO
Encontro voltado para capacitação dos agentes que fazem parte da rede de economia criativa local. Dia 03/10, 19h no Nube Hub (710Sul). Vagas limitadas, inscrições pelo atividades.picnik@gmail.com.
– Como transformar o lixo em dinheiro por Paulo Mello (Ecozinha)
– Expositor, como lidar com seu lixo? por Alana e Lucas (Compostar)
*Atividades gratuitas
PicniK
Arte – Moda – Música – Dia – Bazar – Festa – Sorrisos – Comidinhas – De graça
12 de outubro (sexta, feriado!)
Local: Estacionamento 4, Parque da Cidade
Horário: das 13h às 22h
Acesso gratuito
Classificação indicativa livre

Obs: a partir das 16h será necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro literário ou 1 lixo eletrônico para acessar evento (Instituição beneficiada = Abrace). Proibida entrada de bebidas, sobretudo as alcoólicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.