“Parede cheia de histórias” comemora 20 anos da Referência Galeria de Arte

0 86

Para celebrar os 20 anos de atuação no mercado de arte, os galeristas Onice Moraes e Paulo Moraes realiza m a mostra “Parede cheia de histórias”, com obras de 33 artistas visuais que ajudaram a construir e consolidar o nome da Referência Galeria de Arte no mercado de arte local e nacional. Os trabalhos, em diversos suportes, fazem parte do acervo pessoal da galerista e da galeria. A mostra comemorativa fica aberta de 19 de novembro a 5 de dezembro, com visitação desegunda a sexta, das 12h às 19h, e sábados, das 12h às 17h. A entrada gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 205 Norte, Bloco A, Loja 9, Brasília-DF. Telefones: (61) 3361-3501 e (61) 8162-3111.

 

GA2037--Alex-Flemming-120x90

 

A mostra “Parede cheia de histórias” apresentará uma obra de cada artista e ocupará todos os espaços expositivos da Referência. Participam da coletiva os trabalhos de Adriana Rocha, Alex Cerveny, Alex Flemming, Amílcar de Castro, Ana Michaelis, André Santangelo, Arnaldo Bataglini, Athos Bulcão, Bené Fonteles, Carlos Vergara, Carolina Vecchio, Clarice Gonçalves, David Almeida, Fernando Lucchesi, Galeno, Gê Orthof, Helena Lopes, Iole de Freitas, João Teófilo, João Angelini, Lêda Watson, Leopoldo Wolf, Luiz Áquila, Luiz Hermano, Luiz Mauro, Marcelo Solá, Paulo Whitaker, Ralph Gehre, Raquel Nava, Renato Rios, Roberto Magalhães, Rodrigo Cruz, Rodrigo Godá, Rogério Ghomes, Shirley Paes Leme, Tarciso Viriato, Virgílio Neto e Walter Goldfarb.

 

GA0447 - Bene Fonteles 90x130

 

A Referência Galeria de Arte abriu as portas ao público de Brasília no dia 9 de novembro de 1995, com a exposição de pinturas e esculturas do mineiro Amilcar de Castro. “Depois de muitas idas a Belo Horizonte e encontros com Amilcar de Castro, conseguimos marcar a primeira mostra da Referência, que naquela época ficava na 311 Norte”, conta Onice.  No dia da abertura, a reforma não estava ainda pronta e o caminhão que transportava as obras vindas do atelier do artista havia quebrado na entrada de Brasília, em Valparaíso. “Foram momentos de apreensão. Porque logo mais à noite os convidados iriam chegar e não havia exposição para mostrar”, relembra. Passado o suspense, as obras chegaram e a começou a história de uma das mais longevas galerias de arte de Brasília.

 

O

 

Depois da inauguração, vieram as exposições de Mônica Barki e Luiz Áquila, com curadoria de Lauro Cavalcanti. “Em seguida recebemos a exposição de Carlos Vergara, Rubens Gerchmann, Araken e Cláudio Tozzi. Daí surgiu uma longa amizade com Araken e Carlos Vergara, artistas que são nossos parceiros até os dias de hoje”, afirma a marchand. “Talvez, em função dos grandes nomes que aqui já estavam expondo ou pela influência de bons amigos que nos apresentavam a artistas que faziam sucesso e fazem até hoje, a Referência não parou mais de apresentar exposições de muita beleza e qualidade”. Vieram então as exposições de Marco Tulio Resende (1998), Athos Bulcão (2000), Marcelo Solá (2000), Luiz Hermano (2000), Emmanuel Nassar (2002), Shirley Paes Leme (2002), Luiz Mauro (2003), Coletivo Em Branco – Adriana Rocha, Ana Michaelis, Patrícia Furlong, Celso Orsini, Arnaldo Bataglini – (2008), Roberto Magalhães (2008), Alex Flemming (2008), Luiz Hermano (2009) e Emmanuel Nassar (2009). Alguns como, Emmanuel Nassar e Vergara, realizaram mais de uma exposição ao longo desses anos.

 

B

 

Serviço:
Parede cheia de histórias
Mostra Coletiva
Visitação: De 19 de novembro a 5 de dezembro
     De segunda a sexta, das 12h às 19h
     Sábados, das 12h às 17h
 
Referência Galeria de Arte
205 Norte, Bloco A, Loja 9, Brasília-DF
Telefones: (61) 3361-3501 e (61) 8162-3111
Entrada Gratuita e Livre para todos os públicos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.