Novo MAPA do DF localiza e apresenta o perfil e trabalhos de 282 designers de 27 RA's

0 1

Brasília é mundialmente conhecida pela sua arquitetura e cada vez mais se torna uma cidade que emana criatividade, arte, música, cultura e agora, mais que nunca, design. Prova disso é que em 2017 a cidade recebe da Unesco o título de Cidade Criativa do Design, integrando a renomada rede internacional de cidades com alto potencial criativo.

Nos últimos anos, este se torna um tema cada vez mais relevante na capital, presente no empreendedorismo, nas ruas, mercados, feiras, eventos, escolas e no cotidiano de cada brasiliense. Esta foi a motivação de Raquel Chaves, designer da cidade, para criar um projeto que visa estruturar e concentrar estúdios, escolas e agentes atuantes nos campos do design de moveis, design gráfico, design de joias e moda. Surgiu assim o Mapa Design Brasília como uma iniciativa de mapeamento da rede de profissionais de design atuantes no Distrito Federal.

O evento de lançamento do Mapa Design Brasília acontece nesta terça-feira, dia 14 de agosto, no Anexo do Museu da República, a partir das 19h, de graça e aberto ao público. O lançamento marca o início dos trabalhos da primeira edição do Brasília Design Fórum, que vai reunir, de 15 a 18 de agosto, no mesmo local, importantes nomes do design nacional e internacional de diferentes setores, para uma série de painéis e atividades gratuitas aos profissionais da área, e também abertas à comunidade.

“A primeira distribuição do Mapa será local, porém, através da versão online, disponível no site mapadesignbrasilia.com, pretendemos alcançar todo o território nacional. Futuramente, iremos criar versões em outros idiomas, para assim, divulgar internacionalmente os trabalhos criativos da nossa cidade”, adianta Raquel Chaves, idealizadora do Mapa e também coordenadora e curadora do Fórum.

O mapeamento foi possível por meio de um chamamento público e aberto a designers, individuais e coletivos, atuantes em diferentes campos do setor. Foram selecionadas 282 pessoas e empreendimentos, dos 325 que se inscreveram, com sedes espalhadas por 27 Regiões Administrativas do DF. O Mapa Design Brasília localiza as regiões onde eles atuam e apresenta o perfil de cada um.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.