Nos bastidores das cozinhas do B Hotel Brasília

Rodrigo Sato e Sônia Takata, chefs do Restaurante do B, abrem as portas para mostrar os segredos de sua culinária

0

Um belo prato com uma refeição deliciosa. Por trás disso, capricho, estudo, espírito de equipe e, acima de tudo, sonhos. Nos mais de mil metros quadrados de cozinhas do B Hotel, os chefs fazem mais do que preparar pratos: todos os dias, Rodrigo Sato e Sônia Takata tratam suas receitas como verdadeiras obras de arte. Juntos os chefs comandam a gastronomia do B Hotel, dando sabor e personalidade às receitas e servindo, diariamente, sabores da alta gastronomia combinados com produtos regionais – como o cajuzinho, o baru, cacau selvagem, baunilha do cerrado e castanha de pequi.

Quatro salas voltadas à culinária acolhem os chefs e seus times:
  • A área central é onde tudo acontece: nela, ocorrem a preparação do pedidos de Room Service e a distribuição dos alimentos às demais cozinhas.
  • O hall de entrada do hotel surpreende os visitantes com o espaço de finalização dos pratos do Restaurante do B – rodeado por vidros, os clientes podem assistir a movimentação numa espécie de “culinária show”. Neste local, são servidos o café da manhã, almoço, jantar com pratos variados.
  • A cozinha de eventos fica com a parte de finalização para buffets, coffe break e coquetéis.
  • Por último, a cozinha do Bar 16 está na cobertura e é responsável pelos quitutes que atendem as demandas dos clientes que querem combinar a vista da cidade com bons quitutes e drinks especiais.

 

Estamos sempre abastecidos com orgânicos, queijos, embutidos, carnes e pães que precisamos no dia a dia. Selecionar produtos de qualidade, para nós, é mais do que essencial”, garante o chef do Restaurante do B, Rodrigo Sato. Pensando nisso e de olho na demanda crescente por alimentos orgânicos, o hotel é abastecido por uma horta localizada em Sobradinho, numa fazenda própria desenvolvida para atender, especialmente, a gastronomia do B Hotel.

A dedicação de Rodrigo Sato rendeu, recentemente, o prêmio de Chef Revelação pela sexta edição da Revista Encontro Gastrô — O melhor de Brasília 2018. Há pouco mais de um ano na cidade, Rodrigo já se sente um verdadeiro brasiliense. O chef de 35 anos faz planos de criar raízes na capital, depois de percorrer o mundo em busca de um propósito que realmente tocasse seu coração. Passou por experiências no Japão, na Austrália e em São Paulo até chegar ao posto de chef executivo do B Hotel Brasília.

Ele foi o responsável por desenvolver, em parceria com o chef Ramiro Bertassin, o cardápio do B Hotel. Entre os destaques, estão o Torchon – acompanhado de melaço de cana, caju e torrada de brioche – e o Carré de Cordeiro com espuma de abóbora, acompanhado de mil folhas de mandioquinha.

A arte de adoçar o dia a dia dos clientes do hotel é da chef de pâtisserie Sônia Takata, responsável por fazer releituras das receitas tradicionais de doces com seu toque elegante e ornamental. A chef também gosta de inovar algumas das sobremesas com a presença de ingredientes do Cerrado. Inicialmente formada em desenho industrial, Sônia encontrou sua vocação no mundo da gastronomia. “Passei uma temporada no Japão para conhecer minhas origens e voltei apaixonada pela confeitaria artística”, revela.

De volta ao Brasil, a especialista pâtissier viu a oportunidade de associar a culinária à arte e criar sua própria forma de expressão. Há oito anos em Brasília, Sônia diz que o B Hotel é uma realização — e uma escola — na vida da chef. “Cresço junto com ele. Quando abrimos as portas, já estava aqui”, resume.

Sônia Takata é uma das representantes do Brasil na Copa do Mundo de Confeitaria, que ocorrerá na França, em janeiro de 2019. “É muito especial poder participar de um evento como esse, ver o que acontece no mundo e trazer isso para a minha cozinha”, afirma.

SERVIÇO:
Reservas: (61) 3962-2000
Site: bhotelbrasilia.com.br
Endereço: B Hotel (Setor Hoteleiro Norte, quadra 05, bloco J)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.