Mostra ARTEFACTO homenageia Domenico Dolce e Guilherme Siqueira

0 66

Para a arquiteta Patricia Anastassiadis, diretora artística da coleção Artefacto 2017, o futuro sempre vai ser uma tela em branco. “Sou uma pessoa que transita entre o passado e o presente”, explica sobre seu processo criativo. Com um pé fincado no dia de hoje, a cabeça no amanhã e seu baú de referências de ontem a tiracolo, Anastassiadis revela na abertura da Mostra Artefacto 2017, 40 novos itens que passam a integrar o catálogo de lançamentos da marca. A Mostra Artefacto Brasília, além dos 13 ambientes assinados por arquitetos em homenagens a estilistas, apresenta estes lançamentos em seu showroom de 400 m2, assinado pelo Studio Denise Zuba.

 

showroom2

 

Para homenagear a moda, tema proposto pela marca em 2017, o Studio Zuba traz, para um dos ambientes do showroom, uma das referências mais fortes do assunto: o estilista italiano Domenico Dolce, o D da Grife Dolce & Gabbana (D&G). Todo o espaço foi concebido inspirado em seu lifestyle e de seu companheiro, o brasiliense Guilherme Siqueira.

 

showrrom9

 

Entre estofados, mesas, aparadores, cadeiras, banquetas e peças de apoio, os produtos preservam a tradição de mais de quarenta anos e o acento italianíssimo do mobiliário da Artefacto, acionando formas e volumes absolutamente up-to-date e que estão em fina sintonia com as tendências mais quentes do planeta design. “Estamos muito felizes por Domenico e Guilherme terem aceitado nosso convite e acreditamos que nossa escolha não poderia ser mais certeira para explorar o tema”, afirma a arquiteta Juliana Zuba.

 

showrrom10

 

A tradição atualizada para os dias de hoje. Boiseries, capitonês e botonês aparecem de forma suave e elegante no catálogo 2017 da Artefacto. Arquétipos legendários, como a cadeira do imperador Napoleão, são trazidos para os dias de hoje por meio de materiais tecnológicos e desenhos mais limpos. É o clássico revisitado e readequado para o admirável mundo novo.

 

Com inspiração direta no movimento Art Nouveau (linhas curvas e formas derivadas, sobretudo, de flores e folhagens), Anastassiadis busca shapes tubulares, madeiras curvadas e uma leitura mais feminina, mais sensual e casada com tonalidades suaves como nudes, cinzas e verdes acalmados.

 

A paixão pelas artes plásticas e por elementos gráficos fizeram Patrícia buscar na pintura sumi-ê e na técnica milenar de tingimento suminagashi, ambas originárias do Japão, a verve para compor os móveis dessa linha. A estética do alemão Vladimir Kagan (1927-2016) e os marmorizados italianos também entram na roda, compondo rico intercâmbio cultural entre oriente e ocidente – sem muros ou extradições.

 

A China e o Oriente Médio aparecem diluídos com sofisticação (e na medida) nos lançamentos 2017 da Artefacto: ouro amarelo, ouro rosa – novidade quentíssima entre os acabamentos da marca –, palhinhas e tonalidades como o laranja queimado ornam com as curvaturas dos móveis, compondo matizes que agregam valor estético ao catálogo da marca.

 

showrrom8

 

SERVIÇO:
Mostra Artefacto Brasília
Aberta ao público desde 2 de maio
SHIS QI 21, Bloco B, Brasília, Brasil
(61) 2196-4250
Instagram: @artefactobsb
facebook: @artefactobrasilia
www.artefacto.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.