Ministério dos Direitos Humanos instala iluminação especial na semana de luta contra LGBTfobia

0

O bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde fica o Ministério dos Direitos Humanos, é iluminado de um modo inédito na semana de luta contra a LGBTfobia. Desde a noite dessa segunda-feira (14), quem passa pelo local vê as cores do arco-íris dando destaque ao edifício.

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, frisa a importância desta semana para as pessoas LGBT. “Certos passos já foram dados, mas ainda é preciso que avancemos na luta pela garantia dos direitos humanos para todos”, afirma.

Para a diretora de Promoção dos Direitos LGBT, Marina Reidel, o ato representa um símbolo. “A visibilidade da população de LGBT é imprescindível para o avanço de políticas públicas que garantam todos os nossos direitos fundamentais”, destaca.As atividades marcam também o Dia Internacional de Combate à Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. A data foi escolhida em 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Estatística Internacional (CID).

A decisão reconheceu que a homossexualidade não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo. No Brasil, somente em 2010, por meio de decreto presidencial, o Dia Nacional de Combate à Homofobia foi oficialmente instituído. A partir daí, estados e municípios iniciaram políticas específicas para intensificar ações de combate à violência, ao preconceito e discriminação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.