Brasília ganha show da cantora greco-brasileira Katerina Polemi

No Dia Internacional da Mulher (8/3), a artista Katerina Polemi, de origem brasileira e grega, faz show no Teatro Unip com repertório que viaja pela sonoridade dos dois países, passa pelo jazz e gypsy jazz. No ano passado, a artista fez um mini turnê pelo Brasil e se apresentou no Rio de Janeiro e em Salvador

0

Katerina Polemi é uma jovem compositora, cantora e multi-instrumentista de origem brasileira e grega, nascida em Londres. Aos 30 anos, já lançou quatro álbuns e coleciona prêmios por trilhas sonoras criadas para o teatro e o cinema. Ela já se apresentou no Carnegie Hall, em Nova York, no Boston Symphony Hall, no auditório Stravinsky, na Suíça, e no Megaron Mousikis Garden, na Grécia. No Dia Internacional da Mulher (8/3), Katerina faz seu primeiro e único show em Brasília, no Teatro Unip, às 21h.

A paixão pela música, voz, sonoridade, espontaneidade e a veia teatral da artista faz com que cada apresentação seja única. Seu repertório leva o público viajar pelo mundo. Línguas, culturas, cores, cheiros, sonoridades brasileiras, afro-brasileiras, jazz, gypsy jazz e gregas. “Sou metade brasileira, metade grega. O Brasil sempre me ofereceu com abundância, de longe ou de perto, elementos essenciais para os olhos, os ouvidos, o gosto, o cheiro, o tato e a alma. O Brasil é riquíssimo, multidimensional, profundo, rítmico, poético, melódico e até mesmo terapêutico. Minhas referências musicais têm forte influência brasileira”, diz a cantora e compositora.

Katerina Polemi estudou na Berklee College of Music, nos EUA, uma referência mundial no mundo da música, e seu primeiro álbum, “Spread the Music not the Name” (“Divulgue a Música e Não o Nome”), lançado em 2011, foi especialmente bem recebido pela crítica e mereceu destaque em revistas americanas como Jazz Times e All About Jazz. O sucesso desse primeiro trabalho autoral motivou uma sequência de convites para shows em Boston, Nova York, Grécia e Brasil. Ela já fez diversas apresentações em clubes de jazz e festivais de música ao redor do mundo, e no Brasil foi convidada pelo consulado Suíço para quatro shows na Casa da Suíça durante a Olimpíada Rio 2016.

Em 2012, Katerina Polemi fez sua estreia no teatro, ao compor a trilha sonora da peça “Eurydice”, em Atenas, que lhe valeu o primeiro lugar, na categoria de melhor música, dos “Prêmios Públicos Athinorama”. No mesmo ano, a trilha foi registrada em seu segundo álbum, “Eurydice”, contendo a música original da peça de teatro.

Em 2013, Katerina compôs a trilha sonora original do filme “Mikra Anglia”, de Pantelis Voulgaris, vencedor do Prêmio da Academia Grega de Cinema (2014), e do Festival Internacional de Cinema de Xangai (2015). Apesar de estreante no cinema, Katerina foi indicada na categoria de melhor música com “Mikra Anglia” da premiação grega de trilhas para filme. Ainda em 2013, ela escreveu a música original da peça de teatro “Guerra de Troia”, e, em seguida, trabalhou nos espetáculos “Blasted” e “Megali Chimera”, peças selecionadas para serem apresentadas no Festival de Atenas em 2014, e que valeu a Katerina o primeiro lugar na categoria de melhor música dos Prêmios Públicos Athinorama.

Em 2016, Katerina foi convidada para cantar na cerimônia de acendimento da tocha olímpica Grécia-Brasil em Atenas. Neste mesmo ano compôs a trilha sonora de uma peça no Teatro Nacional da Grécia e para um filme de produção greco-americana.

Em 2017, fez uma mini turnê no Brasil com shows no Rio de Janeiro e Salvador. “Katerina é uma pessoa destinada ao sucesso. Ela possui uma linda voz e uma habilidade original para interpretar canções. Alguns são músicos. Alguns são artistas. Katerina é tudo isso e muito mais. Quando ela canta, toca o piano ou o violão, ela personifica os instrumentos e mostra toda a sua sensibilidade musical” – Jetro Da Silva, pianista de Whitney Houston.

 

SERVIÇO:
DATA: 08/03/18 (Dia Internacional da Mulher)
HORÁRIO: 21h
LOCAL: TEATRO UNIP
Endereço: SGAS 913 Sul Conjunto B – ao lado Colégio Objetivo e Faculdade Unip
Duração aproximada: 70 minutos
INGRESSOS: naoperco.com (R$ 80,00 inteira e R$ 40 meia entrada)
Classificação Indicativa: Livre (menores de 16 anos acompanhado dos responsáveis)
Acesso para portadores de necessidades especiais
Katerina no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=F1kaEtvtsh4

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.