Instituto Cervantes promove exposição Quijotes

0 93

Não há como discutir a universalidade de Dom Quixote de La Mancha, livro com maior número de traduções e publicações em todo o mundo, superado apenas pela Bíblia Sagrada. E no ano que se celebra o IV Centenário da morte de Miguel de Cervantes, o Instituto Cervantes promove a exposição bibliográfica Quijotes, mostra com 42  edições de sua mais famosa obra desde o século XIX até hoje, durante os 400 anos que procederam a publicação da segunda parte da obra, em outono de 1615, em Madrid.

 

Entremeses junho 2016

 

Com Curadoria de Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes de Brasília, a exposição reúne publicações em mais de 20 idiomas, entre eles o espanhol, português, húngaro, alemão, romeno, esloveno, grego e árabe. Dentre o universo que será exposto, destaca-se algumas ilustradas por artistas renomados em todo o mundo como o brasileiro Cândido Portinari, o espanhol Salvador Dalí, o francês Gustave Doré e o chileno Roberto Matta.

 

MEDIA_exposicion_quijotes_201604 (8)

 

O espetáculo Entremeses de Cervantes: El retablo de las maravillas, El juez de los divorcios e El viejo celoso. As histórias fazem parte da obra de dramaturgia escrita por Miguel de Cervantes “Ocho comédias y Ocho entremeses de Miguel de Cervantes Saavedra“. Os textos são marcados pela sátira, ambientadas quase sempre no meio rural, nos quais o escritor traz à tona vários de seus temas preferidos: casamento, linhagem, dinheiro, honra, enganação, desilusão entre outros. O entremes é uma peça dramática jocosa de apenas um ato, protagonizada por personagens das classes populares. Era uma espécie de esquete que costumava representar a vida durante o Século de Ouro espanhol, que se estende do século XVI ao XVIII. O grupo de teatro Lago Paranoá foi criado há quatro anos e é composto por espanhóis, tendo no elenco apenas o brasileiro Antônio Ribeiro.

 

Quijotes
Mostra bibliográfica com  42 edições traduzidas da obra em mais de 20 idiomas e ilustrações de grandes artistas como Dalí e Portinari
De de 11/06 a 24/06
Instituto Cervantes Brasília
SEPS 707/907 Lote D Asa Sul
Visitação: segundas a sextas-feiras de 09h às 20h / Sábados de 09hàs 15h
C.I: Livre
Entrada Franca
http://brasilia.cervantes.es
 
Conversando em Espanhol: Experiência de vida de Miguel de Cervantes
Com Ana Isabel Reguillo, Filóloga espanhola e Coordenadora Acadêmica do Instituto Cervantes.
Local: Biblioteca Angel Crespo – Instituto Cervantes Brasília
Data: 09/06
Horário: 18h30
Entrada Franca
 
Palestra: Miguel de Cervantes, e Dom Quixote de La Mancha – Uma novela para o século XXI
Com Manuel de la Cámara, Embaixador da Espanha no Brasil, e Dr. José Manuel Lucía Megías, Doutor em Filologia pela Universidade de Alcalá.
Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Brasilia
Data: 14/06
Horário: 14h30 às 18h
Entrada Franca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.