Inscrições abertas para residência artística que inaugura o MID 2018

Seleção recebe currículos de bailarinos de todo o país até o dia 1º de março. Festival internacional que acontece entre os dias 13 e 29 de abril receberá 10 profissionais para participar de residência artística.

0

Em abril, Brasília será palco de um universo cênico. Entre os dias 13 e 29, o Movimento Internacional de Dança (MID) traz à capital várias manifestações artísticas, entre espetáculos nacionais e internacionais de dança contemporânea, dança de rua e outros, que prometem movimentar importantes espaços culturais da cidade. Durante o festival, uma residência artística vai selecionar bailarinos sob a direção de Marcelo Ferreira. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 1º de março. O festival tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Governo de Brasília, Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês, CCBB, Iberecena e os apoios da Funarte, SESC, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A residência artística vai ser o pontapé inicial da programação. Com início no dia 07 de março, quarta-feira, Marcelo Ferreira, profissional licenciado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em animação cultural pela Universidade do Porto, fará a seleção de 10 bailarinos para seguir os trabalhos até o dia da apresentação final, em 24 de abril. Os interessados devem enviar um currículo para edsonbeserra.mid2018@gmail.com.

Entre os principais trabalhos do reconhecido bailarino estão a direção artística do Ginasiano Escola de Dança, reconhecida e subsidiada pelo estado Português. Foi coreógrafo do Círculo Portuense de Ópera, entre 1990 e 2005, e diretor artístico da Kale Cia de Dança, entre 1992 e 2016. Como coreógrafo e encenador, tem mais de 40 trabalhos sob sua direção. Além disso foi responsável pela direção artística de projetos apoiados pelo Fundo Social Europeu, em Portugal, tendo mantido parcerias por toda a Europa.

A seleção consiste nas seguintes etapas: pré-seleção, realizada a partir de análises curriculares dos currículos enviados e aula técnica e improvisação; seguida de conversa com o grupo; e uma entrevista individual com os pré-selecionados. Os interessados em participar devem enviar um breve currículo até 1º de março com o assunto “Residência Artística” para o emailedsonbeserra.mid2018@gmail.com.

Os candidatos pré-selecionados serão informados por e-mail do local e horário da audição, a ser realizada no próximo sábado (03). Após a audição, os selecionados participarão da residência, com início marcado para o próximo dia 07, com duração de sete semanas. A atividade é voltada para maiores de 16 anos, com experiência e bagagem cultural em dança. Todos os artistas selecionados receberão ajuda de custo e certificado de participação.

As oficinas têm como foco a transmissão e a troca de saberes dentro da linguagem da dança, bem como a improvisação e composição coreográfica. Além disso, serão abordadas diferentes técnicas de dança e corporais que priorizem a consciência, o alinhamento, a saúde e o prazer na relação com o corpo.

O encerramento da iniciativa será no dia 24 de abril, com a apresentação do resultado cênico da residência, na Sala Plínio Marcos no Complexo Funarte de Brasília.

O MID – Movimento Internacional de Dança coloca a dança em cena em sua rica diversidade e em suas diferentes vertentes e segmentos. Espetáculos de dança contemporânea, dança de rua, cultura negra, Hip Hop, batalha entre linguagens múltiplas, espetáculo infantil e workshops formam uma programação ampla em uma curadoria formatada para celebrar sua riqueza estética.

A edição de Brasília contará com quatro espaços principais: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Funarte, o SESC – em Ceilândia, Taguatinga e Gama -, além da Rodoviária do Plano Piloto.

Serviço
Residência Artística – MID 2018
Envio dos currículos: Até 01 de março
Audição: 03 de março
Inscrições e informações: movimentoid2018@gmail.com
Início da Residência: 07 de março de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Os candidatos selecionados receberão por e-mail o local onde serão realizadas as aulas
Apoio: SESC, Embaixada de Israel, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal
Realização: Fundo de Apoio a Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Governo de Brasília, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês e Instituto Bem Cultural.
Parceiro: IFB, CCBB Brasília e VIVADANÇA Festival Internacional

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.