Embaixadas europeias em Brasília se unem em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia

0 490

As Embaixadas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Noruega, Reino dos Países Baixos, Reino Unido e Suécia e a Delegação da União Europeia no Brasil vão hastear, nesta sexta-feira (15), em Brasília, a bandeira LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT, em inglês), celebrado no domingo (17). Este ano, bifobia foi adicionada pela primeira vez. Neste dia se celebra o fato que, neste mesmo dia há 25 anos, a homossexualidade foi removida pela Organização Mundial de Saúde da classificação internacional de doenças. IDAHOT em muitos países também marca o início da temporada das marchas de orgulho. O tema que permeará as celebrações do IDAHOT 2015 será a juventude LGBTI.

 

1280px-Rainbow_flag_breeze

 

 

Os direitos humanos para todos também deveriam ser respeitados em relação à comunidade LGBTI e são prioridade na política externa destes países e da União Europeia (UE) conforme acordado nas Diretrizes LGBTI da UE aprovadas em 24 de Junho de 2013. Esta iniciativa tem o compromisso conjunto de reafirmar a igualdade e a não discriminação. O foco está no diálogo internacional para abolir a criminalização da homossexualidade, na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na aceitação social das pessoas LGBTI.

 

Hoje e todos os dias, estamos unidos em prol da defesa dos direitos humanos, iguais para todos incluindo os das pessoas LGBTI.

 

europe-flag

 

Para marcar o hasteamento da bandeira, a “Rainbow Happy Hour” será organizada pelas Embaixadas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Noruega, Reino dos Países Baixos, Reino Unido Suécia, a Delegação da União Europeia e as Nações Unidas no Brasil nesta sexta-feira (15) às 17h30 no clube “The Underground Club” (Embaixada do Reino Unido, Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Lote 8). Durante o evento, serão exibidos materiais da Campanha Livres & Iguais, iniciativa das Nações Unidas para promover a igualdade da população LGBTI. Estarão presentes no evento representantes da comunidade internacional, do governo brasileiro, da sociedade civil e da academia.

 

As Embaixadas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Noruega, Reino dos Países Baixos, Reino Unido, Suécia, a Delegação da União Europeia e representantes das Nações Unidas irão estar presentes no 12º Seminário LGBT do Congresso Nacional «“Nossa vida d@s outr@s Empatia, a verdadeira revolução» que ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, no Auditório Nereu Ramos, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.

 

O Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia foi organizado pela primeira vez em 2004, e hoje em dia é comemorado em mais de 100 países.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.