Embaixada da França realiza o 21º Café Científico de Brasília

7 32

O café Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier, na 104 norte, foi palco da 21º edição do Café Científico, na segunda-feira (20/10). Com o tema “As expressões da cidadania na França e no Brasil”, o evento fez parte do ciclo de eventos organizado pela Embaixada da França no Brasil com o apoio do Instituto Francês.

 Fotos de Julio Cardia

DSC_0012

 

DSC_0006

 

Daniella de Castro Rocha − Professora de Ciência Politica na UnB e pesquisadora associada na Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales −, Christiane Machado Coêlho − Professora do Departamento de Sociologia da UnB e doutora e mestre pela EHESS − e Bia Barbosa − Jornalista coordenadora do Intervozes e especialista em Direitos Humanos pela USP −, debateram sobre como se exerce o direito/dever de votar na França e no Brasil, como é o sentimento de representação pelo voto e questões de fidelidade partidária, lealdade aos políticos, o modo que instituições como as igrejas influenciam na hora do voto e reforma política. Rocha e Coêlho apresentaram alguns dados da pesquisa que fizeram na Cidade Estrutural (DF), no pleito de 2010, e parcialidades do mesmo projeto em 2014, que será finalizado logo após a eleição de domingo, 26 de outubro.

 

DSC_0045

 

Mediado pelo jornalista Adriano de Angelis, o microfone seguiu para a plateia de cerca de 70 participantes, que fizeram perguntas aos componentes da mesa e participaram mais ativamente do debate. Daniel Briand, seguindo a tradição do bem servir francês, ofereceu aos convidados uma saborosa degustação dos mais variados pratos e drinques durante o evento.

 

DSC_0013

 

DSC_0018

 

DSC_0019

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.