Como montar uma casa sustentável

A designer de interiores Maura Leme dá dicas valiosas para tornar o lar sustentável

0

Viver de uma maneira sustentável é viver com responsabilidade. Sendo assim, quando se trata do assunto, é importante aplicá-lo em todas as áreas da vida, inclusive no lar. Segundo a designer de interiores Maura Leme, uma das maiores preocupações deve ser com o desperdício de água. “Toda a parte de torneiras, hoje em dia, possibilita uma economia de 30 a 40% de água, e os chuveiros, de até 60%”, explica. Já existem muitos produtos no mercado mundial que injetam bolhas de ar na água para economizar a quantidade de gotas que sai dos canos. Os vasos sanitários também devem ser escolhidos de maneira a economizar o máximo de água possível. E, quanto à limpeza da casa, nada de sair jogando água em tudo. O ideal é optar por bons produtos que diminuam a necessidade da limpeza com água.

Além disso, a estrutura da casa deve ser observada. O bom é escolher janelas maiores e melhor posicionadas para que sejam aproveitados o ar puro e a luz do sol. Lâmpadas de LED, madeiras de reflorestamento e o uso de plantas também devem ser priorizados na hora de montar uma casa sustentável. Mas de nada adianta tomar essas atitudes se houver desperdício de alimentos, por exemplo. Não é só a casa que deve ser sustentável, mas também a mente.

Já na decoração, materiais como o bambu são muito mais bem-vindos que o plástico, por exemplo. A palavra-chave é reutilizar. Garrafas de vidro podem ser transformadas em peças decorativas, pallets, em mesas, copos, em suportes para velas, e escadas, em floreiras. Até mesmo blocos de concreto podem dar um ar despojado na casa, além de serem muito úteis. Rolhas de vinho, latas e caixotes antigos também podem ser reaproveitados.

 

SERVIÇO:
Shopping ID – sustentabilidade no lar
Horário de funcionamento do Shopping: segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 13h às 19h
Endereço: Setor Comercial Norte – Quadra 06, Conjunto A – Edifício Venâncio 3.000
Facebook: shopping ID
Twitter: id_shopping
Instagram: shoppingidbsb

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.