CASACOR Brasília | A “Caixa de Memórias” de Clarissa e Manuella

Em espaço criado para a CASACOR Brasília 2018, jovens arquitetas propõem resgate da memória do habitar através de lembranças afetivas desencadeadas por mobiliário e acessórios que remetem à história do design brasileiro

0 102

As arquitetas Clarissa Braga e Manuella Leite, da Esquina Arquitetura, participam da CASACOR Brasília 2018. Esta é a segunda participação do escritório na mais importante mostra do segmento na América Latina. A dupla de jovens profissionais apresenta uma concepção de espaço que transita entra a memória afetiva e a obra aberta, onde o visitante pode experimentar estímulos visuais e interagir com o ambiente.

 Para o ambiente “Caixa de Memórias”, composto por Sala de Jantar e Living, as arquitetas privilegiaram mobiliário contemporâneo que traz traços de memórias visuais das casas dos pais, dos avós, referências de infância. “Partimos de uma relação com a mostra, que este ano propõe o tema “Casa Viva”. Com isso, fizemos um exercício de resgate de recordações para alcançar a identidade de quem habita a casa”, afirmam as arquitetas.

 O exercício de memória é estimulado pelas arquitetas por meio de uma instalação composta de caixas e baús. “A proposta é aguçar a curiosidade dos visitantes e com isso reavivar lembranças e sensações, que remetam a um passado em que eles se reconheçam”, completam as profissionais.

O mobiliário que compõe a decoração remete à história do design brasileiro com peças de Bruno Facuz, para Saccaro, inspiradas em Joaquim Tenreiro, e do design autoral de Pedro Franco. A iluminação indiretade arandelas e lustres que permitem espaços livres fazem remontam às primeiras residências modernistas. O color block presente no ambiente traz cores marcantes e vivas, que aliadas ao piso original de taco, cria um ciclo virtuoso do estilo de morar brasileiro.

Serviço:
“Caixa de Memórias”
Sala de jantar e living
Espaço criado por Clarissa Braga e Manuella Leite, da Esquina Arquitetura
Para a CASACOR Brasília 2018
Visitação: De terça a sexta, das 15h às 22h
Sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h
Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975
Entrada: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.