Brasília comemora Dia Nacional do Forró na Torre de TV

0 83

O Rojão de Brasília é um grande evento que homenageia o Dia Nacional do Forró com uma programação totalmente gratuita na Praça da Torre de TV, nos dias 16 e 17 de dezembro (sexta e sábado). Antes da festa, o projeto tem uma ação educativa no dia 13 de dezembro (terça) na Escola Parque. A atividade formativa “Caminhos do Forró: Da Rabeca à Sanfona” promove um concerto didático com Cláudio Rabeca, Júnior Ferreira e George Lacerda, de 16 às 18 horas.

 

sivuquinha-foto-diego-bresani

 

“Rojão de Brasília” é uma canção do paraibano Jackson do Pandeiro, que em sua caminhada, passou muitas vezes por Brasília. Os versos “O Brasil tá construindo mais uma grande cidade, que antigamente foi sonho e hoje é realidade…” e “O planalto é tão lindo que a gente tem a impressão, que logo ali bem pertinho o céu encosta no chão…” reafirmam seu apreço pela capital federal.

 

mestrinho-foto-de-rosane-marques

 

Gênero nutrido e egresso dos sertões do nordeste brasileiro, o forró vem ao longo das décadas cantando os temas de sua gente. Seca, fé, alegria, saudade, amor e dor são os motes centrais deste cancioneiro sem fronteiras, que emociona ainda hoje Brasis rurais e urbanos. 13 de dezembro é o dia de Santa Luzia e data do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. E é por este motivo que a data também foi escolhida, em 2005, para celebrar o “Dia Nacional do Forró”.

 

Juninho Ferreira

 

Para celebrar esta icônica data pelo quinto ano consecutivo, a produtora cultural Sara Loiola promove o evento Rojão de Brasília, em que diversos artistas da cena local e nacional do forró apresentam as várias vertentes desse gênero tão genuíno. “Milhares de nordestinos que vieram para integrar a construção da nova capital. Consigo trouxeram sua rica cultura, temperos, cores e sons. O Forró faz parte da trilha sonora da gênese de Brasília. Nada mais apropriado do que celebrar a nossa rica cultura com este ritmo empolgante, no centro da cidade, em um lugar de fácil acesso.” Convida Sara Loiola.

 

Serão realizados dois dias de shows, nos dias 16 e 17 de dezembro (sexta e sábado) em palco montado na Praça da Torre de TV, com acesso livre ao público. A rica programação traz nomes como Mestrinho, Tiziu do Araripe, Oswaldinho do Acordeon, Sivuquinha, Mariana Aydar, Dona Gracinha, Nicolas Krassik, Júnior Ferreira, Sabrina Vaz, Mestre Zé do Pife e As Juvelinas, George Lacerda com a banda Lorota Boa, Trio Balançado, Dadá Nunes e Nivaldo do Acordeon, Paulinho do Forró.

 

O Torre de TV promete estremecer na capital repleta de moradores advindos da região Nordeste, um povo de identidade forte, que deve marcar presença nesta festa que fará a Torre de TV acertar o passo ao ronco do fole e comemorar ao som do ritmo que ergueu a capital a federal.

 

Ao final do primeiro dia será realizado o já tradicional Encontro de Sanfoneiros, que contará com Júnior Ferreira, Sivuquinha, Dona Gracinha, Dadá Nunes, Nivaldo do Acordeon, Vavá Gomes e Caetano Bartholo.

 

ze-do-pife-e-as-juvelinas-foto-davi-santos

 

Dia 16 de dezembro (sexta) – Praça da Torre de TV
18:30 – Trio Mestre Lua
19:10 – Dona Gracinha
20:00 – Trio Siridó
21:00 – Trio Balançado convida Dadá Nunes e Nivaldo do Acordeon
22:00 – Nicholas Krassik com Cláudio Rabeca e Sivuquinha
23:00 – Grande Encontro de Sanfoneiros com Júnior Ferreira, Oswaldinho do Acordeon, Sivuquinha, Dona Gracinha, Dadá Nunes, Nivaldo do Acordeon, Vavá Gomes e Caetano Bartholo.
 
Nos intervalos dos shows do dia 16/12 (sexta) – Discotecagem do DJ Joka
 
Dia 17 de dezembro (sábado) – Praça da Torre de TV
 
17:00 – Paulinho do Forró e Banda Xamego Bom
18:00 – Zé do Pife e As Juvelinas
19:00 – Lorota Boa  
20:00 – Mestrinho convida Tiziu do Araripe
21:30 – Sabrina Vaz
22:30 – Júnior Ferreira convida Mariana Aydar e Oswaldinho do Acordeon
 
Nos intervalos dos shows do dia 17/12 – Discotecagem do DJ Chico Gorman

 

mariana-aydar-foto-simone-elias

 

Serviço:
Rojão de Brasília
Datas: 16 e 17 de dezembro (sexta e sábado)
Horários: 16 de dezembro (sexta) a partir de 18:30
17 de dezembro (sábado) a partir de 17:00
Local: Praça da Torre de TV (Via N2 Oeste)
Acesso livre
Classificação indicativa: Livre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.