B Hotel Brasília lança o restaurante Térreo, sob o comando do chef Jean Yves Poirey

0 199

Novo menu revisita clássicos no conceito farm-to-table

A primeira imagem que o chef Jean Yves Poirey teve de Brasília foi no filme L’Homme de Rio, do diretor Philippe de Broca. O vermelho vivo da terra ficou marcado em sua memória. Mal sabia Jean que, algum tempo depois, esse elemento estaria presente em sua rotina, na cidade que agora o acolhe.


Inicia-se um novo momento na gastronomia do B Hotel Brasília: nomeado Térreo, o restaurante ganha, também, um chef recém-chegado na capital. Com a tutela de Jean Yves, o estabelecimento volta às origens da gastronomia com a intenção de valorizar a produção local, acompanhada pelo uso de ingredientes de qualidade, vindos diretamente da fazenda para o prato. Outro ponto de atenção é o foco na valorização dos sabores, com menos peso na composição estética.

O restaurante oferece cardápio repaginado, numa fusão entre Brasil e França, estreando uma cozinha neoclássica. A nova releitura tem como objetivo despertar memórias afetivas e abrir o paladar por meio dos sabores. O protagonista desta nova fase declara que não veio para modificar, e sim para ressaltar este outro aspecto da cozinha: uma culinária mais voltada para o sentir, proporcionando uma experiência em que o cliente entre em contato com a força do sabor dos ingredientes farm-to-table.


O francês de Annecy (França), que mora no Brasil desde 1981, trabalhou em Salvador e no Rio de Janeiro, onde adquiriu robusta bagagem da gastronomia nacional. A experiência nas capitais brasileiras o ajudaram a entender a sazonalidade dos alimentos e o que é típico de cada região. A relação do chef com os produtos e os produtores é essencial para manter qualquer cozinha girando e, em Brasília, Jean Yves conta com a fazenda de orgânicos do próprio B Hotel. Os produtos do Sítio Samambaia, de propriedade do B Hotel, são os protagonistas do novo cardápio, que traz pratos como filet au poivre, bacalhau assado com purê de grão de bico e o robalo em crosta de castanha. Com lançamento marcado para 21 de novembro de 2019, o Térreo será o lugar perfeito para os que querem comer pratos clássicos, com pequenos toques modernos, em uma explosão de sabores onde o toque autoral de Jean Yves fará a diferença.


O conceito farm-to-table vem sendo interpretado por muitos como uma tendência. No B Hotel Brasília, ele é compreendido como uma filosofia, uma forma de contribuir com o planeta. Uma mudança necessária, além de bem-vinda, num empreendimento que cultiva os alimentos que abastecem suas cozinhas a partir de fazenda própria, na região de Sobradinho.O estabelecimento também aproveita os resíduos orgânicos do próprio hotel para o processo de compostagem, transformando-os em adubo para ser aplicado no próprio local. Lá, os alimentos são plantados de acordo com a sua estação e o ciclo da terra é respeitado. São folhas, frutas, tubérculos, ervas e condimentos que saem do Sítio Samambaia direto para nossas mesas. O objetivo é despertar em todos a vontade de entender a origem dos alimentos que são consumidos diariamente. Um bom insumo significa um bom prato e, acima de tudo, uma refeição cheia de sabor e nutrientes. O farm-to-table é mais que uma tendência gastronômica: é uma forma de cuidado com o meio ambiente e com a saúde.


Serviço: B Hotel Brasília
Endereço: 
B Hotel (Setor Hoteleiro Norte, quadra 05, bloco J)
Funcionamento Bar 16: Todos os dias, das 17h às 01h da manhã. Horários podem sofrer alterações em épocas de evento.
Funcionamento Restaurante Térreo : Todos os dias, com café da manhã das 6h às 10h (nos finais de semana, das 6h30 às 10h30), almoço das 12h às 15h e jantar, das 19h até 00h.
Reservas e Informações: reservas@bhotelbrasilia.com.br e recepcao@bhotelbrasilia.com.br ou (61) 3962-2000
Instagram: @bhotelbrasilia       
Facebook: facebook.com/bhotelbrasilia/
Site: bhotelbrasilia.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.